R/C: PILOTOS DESALENTADOS: NEM TUDO CORREU BEM EM VILA REAL

Ocircuito do Monte da Forca acolheu a segunda prova do Campeonato Nacional R/C Elétricos Stock 1/10 de 2019 que este ano decorre em paralelo com o Troféu F1, ambos sob a égide da FEPRA – Federação Portuguesa de Rádio Modelismo Automóvel. A prova teve como anfitrião a AMVR – Associação de Modelismo de Vila Real e contou com a presença de 27 pilotos na escala 1/10 e 5 na escala 1/10 F1.

O fim-de-semana, a fazer jus ao que diversos pilotos comentaram nas respetivas páginas de Facebook e intervenção do delegado de escala e também piloto, Rui Pereira no grupo CN 1/10 Elétricos 2019, nem tudo correu bem no fim-de-semana.

Alterações na pista com delimitadores menos apropriados provas R/C – exemplo dado pneus e estruturas com cimento – acabaram por afetar, e muito, as máquinas, e levaram alguns pilotos ao desespero devido ao muito material partido na sequência de despistes e dos embates nas referidas estruturas.

De tal forma que os comentários sublinham o esforço de pilotos e mecânicos na recuperação de material ou na cedência de peças de modo a minimizarem os estragos e poderem continuar a competir.

São bem visíveis os danos sofridos por este chassis.

Longe de imputar culpas, o que aqui escrevemos é a constatação do que lemos nos últimos dois dias e claro sublinhar que com calma, ponderação e diálogo, futuras situações poderão ser evitadas.
Algumas vozes comentam ainda problemas com a cronometragem que a seu tempo serão resolvidos pelas instâncias próprias.

Mangas muito renhidas no 1/10 TC

No campo desportivo o campeonato continua ao rubro. Mangas de qualificação renhidas, com os pilotos a darem tudo para atingirem a melhor classificação.
No 1/10 TC a vitória coube a Hugo Miguel, com Carlos Manuel e Mário Miranda a completarem o pódio, colocando-se respetivamente em 2.º e 3.º lugares.
No Troféu F1 – teve lugar a “dança das cadeiras”, os vencedores da primeira prova, no circuito das Travessas, em S. João da Madeira, trocaram de lugares. Daniel Lima, subiu ao lugar mais alto do pódio; Franco Vilarinho ficou em 2,º e Paulo Bártolo, em 3.º.

Adivinha-se, por isto, mais uma jornada muito competitiva nos dias 25 e 26 de maio, no circuito de Monsanto, em Lisboa.
Tempo até lá de reflexão e de preparação das máquinas.
Apesar dos percalços por que alguns pilotos passaram é fantástica a forma como lidam com os momentos menos bons pois, segundo os comentários recolhidos, reina o espírito positivo e a sã camaradagem. E mesmo palavras de incentivo para quem queira experimentar e abraçar este desporto.

Reações:

1/10 TC: Hugo Miguel, 1.º (campeão em título); Carlos Manuel, 2.º (e também Top Qualifier) e Mário Miranda, 3.º.

Hugo Miguel afirma: “A AMVR tem um circuito já com renome internacional. Este ano acolheram a 2.ª prova do CN, foram estreantes nesta escala. Devido à dimensão da pista, foi criado um circuito alternativo, mais curto. Mas, as barreiras criadas a servir de corretor destruíram o sucesso deste evento. No sábado debati-me com dificuldades em encontrar um setup estável para poder andar rápido e com alguma segurança dentro da trajetória imaginada por mim. Domingo superei as espetativas. Nas mangas tentei aperfeiçoar o chassis e as trajetórias. Nas finais parti de uma posição confortável e esmerei-me em não cometer erros, pois seria fatal na destruição do carro. Na 1.ª e 3.ª final terminei em 1.° lugar, o que culminou na vitória”.

Carlos Manuel (comentou na sua página de Facebook): “E chegamos ao fim de mais uma prova com um 2.º [lugar] bastante positivo! Depois de muito trabalho de casa feito, conseguimos arranjar um setup excelente para o carro, não precisando de afinar o carro em pista basicamente, foram só feitas pequenas melhorias. Consegui o TQ nas qualificações, depois de uma luta com o Hugo [Miguel] em todas as qualificações mas na última qualificação, conseguimos os dois chegar às 24 voltas. Nas finais as coisas correram menos bem, na primeira final depois de ter estado com pressão constante durante maior parte da final, consegui ganhar distância mas na última volta fiz um erro e passei para 2.º lugar. Na segunda final, consegui controlar mais e acabei em primeiro. Na última final, na 3.ª volta tive um toque com outro carro e esgaçou o tirante do cubo traseiro, não conseguindo terminar a final. Queria agradecer a todos que me ajudaram especialmente ao Ricardo Rocha, José Carlos e Paulo Mota pela afinação e estudo do setup do carro! Parabens aos vencedores!”

F1: Daniel Lima, 1.º; Franco Vilarinho, 2.º (e também Top Qualifier) e Paulo Bártolo, 3.º.

Daniel Lima sustenta: “Quanto à prova foi um circuito novo para mim, mas com muitos pontos a melhorar. Não tive oportunidade de ir no sábado aos treinos, foi chegar no domingo fazer a manga de treinos para tentar conhecer o trajeto da pista. Quanto às qualificações foi uma manhã de afinações para o novo circuito. Na 1.ª final tive o azar de bater contra um pneu e parti os carretos do servo de direção, acabando assim a mesma em 4.º lugar, mas felizmente consegui que me emprestassem um. Consegui fazer as duas últimas finais que me levaram a vitória desta prova”.

Franco Vilarinho destaca: “A prova no geral correu muito bem. Fui o mais rápido na qualificação, conseguindo o primeiro lugar na grelha de partida. Nas três finais consegui o primeiro lugar na 1.ª final, na 2.ª tive um despiste devido a um carro que se encontrava na trajetória, danificando o meu carro, concluindo a prova no 3.º lugar. Na última final ficou tudo em aberto. Discuti o 1.º lugar até às últimas voltas. Parabéns ao Daniel [Lima] pela vitória e fica tudo em aberto para a próxima prova em Monsanto”.

Paulo Bartolo sublinha: “Segunda prova do campeonato em Vila Real, uma pista magnífica com as melhores condições a nível nacional mas transformada num conjunto de armadilhas para tão rápidos e frágeis bólides que variavam entre paredes e verguinhas de ferro a sair do asfalto. Felizmente consegui acabar o fim-de-semana sem grandes estragos. A corrida propriamente dita correu-me um bocadinho mal, houve ataque de abelhas no palanque e perdi a primeira posição para o Daniel [Lima]. Na última final estava com problemas na cruzeta de direção devido aos percalços da pista e numa zona de estrangulamento entrei a par com o piloto que disputava a primeira posição comigo e acabei às cambalhotas e sem direção. São as corridas! No fim a primeira vitória do Danielzinho Lima muito merecida, e que seja a primeira de muitas. Abraço a todos os aficionados do RC e venham participar nesta classe porque é muito emocionante”.

Lembramos que a corrida teve como:

Comissários de Prova
Diretor de prova: Filomeno Félix | Árbitro: Pedro Praça | Cronometrista responsável: André Lopes | Inspetor Técnico: Luís Cabral

Neste campeonato estão envolvidos pilotos dos clubes:
ACRP – Clube de Radiomodelismo do Porto;
AMVR – Associação de Modelismo de Vila Real;
CRBEN – Clube Rádio modelismo de Benfica;
AAC – Secção de Rádio modelismo da Associação Académica de Coimbra;
ARMAIA – Associação Recreativa de Modelismo da Maia;
CRPF – Clube Rádio Modelismo Paços de Ferreira.

Quanto à classificação do Campeonato Nacional 1/10 Pista e Troféu Nacional 2019 – F1 a FEPRA já divulgou o respetivo quadro que aqui deixamos para consulta:

Parabéns a todos os pilotos e intervenientes no Campeonato Nacional R/C Elétricos Stock 1/10 e Troféu F1 2019.

(Notícia em atualização)

#TablierMagazine
Fotos: Nuno Branco

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